A GoPro anunciou, nesta quarta-feira (6), a GoPro Hero 12 Black como nova versão da câmera de ação mais conhecida do mercado. Por fora quase nada muda, mas internamente existem sim novidades e a empresa americana conseguiu fazer com que a bateria segure duas vezes mais tempo que a geração anterior enquanto grava vídeos.
Leia mais:
- GoPro X Smartphone: o que compensa mais para gravação de vídeos? | Podcast do Olhar Digital
- Editor de vídeo para celular: conheça os 5 melhores
- Como adicionar filtros diretamente na câmera do celular Samsung?
O que você precisa saber:
- A GoPro Hero 12 Black chegou ao mercado e ela faz algo não muito comum, mas muito pedido por todos os usuários: dobrou a autonomia da bateria sem aumentar seu tamanho
- Agora os usuários poderão filmar com HDR mais preciso, maior brilho e contraste, passando de 35 para 70 minutos na resolução 5,3k em 60 quadros por segundo
- Este incremento generoso na autonomia segue mesmo com a estabilização eletrônica ativada, agora analisando quatro vezes mais dados para eliminar mais solavancos
- A GoPro Hero 12 Black já pode ser comprada no Brasil durante o período de pré-venda, custando R$ 3.199
Por fora a GoPro Hero 12 Black continua idêntica ao que já existe na versão 11 da câmera e isso significa tela frontal em LCD de 1,4 polegada, outra traseira com mesmo painel e 2,27 polegadas, resistência para mergulhos de até 10 metros, porta USB-C e lente intercambiável. A única mudança fica na rosca embutida na câmera para utilizá-la em mais tripés.
Por dentro os refinamentos estão presentes, como suporte para até quatro dispositivos conectados via Bluetooth simultaneamente, redução de ruído com trabalho de três microfones e o mesmo processador GP2, além do sensor de 27 megapixels. As mudanças de fato aparecem no HDR agora mais preciso para o vídeo, com o uso de cores em 10-bit, mais contraste e picos de brilho aprimorados.
GoPro filma mais tempo, enquanto estabiliza mais o vídeo
Ela ainda filma em até 5,3K com 60 quadros por segundo, mas agora faz isso por 70 minutos e não mais 35 como a Hero 11 Black. As filmagens em 4K com 120 frames passam de 28 para 58 minutos com uma só carga da bateria. Nestes casos a única limitação ainda fica com o aquecimento da GoPro Hero 12 Black e não com a autonomia.
Este tipo de gravação em altíssima resolução é acompanhada do estabilizador eletrônico ativado o tempo todo, agora analisando quatro vezes mais dados para eliminar mais solavancos.

Em acessórios a GoPro lançou o Max Lens Mod 2.0 com maior ângulo de visão, mantendo a resolução máxima em 4K com 60 frames por segundo, enquanto trava o horizonte em 360 graus. Esta lente também é mais resistente para evitar riscos e arranhões, contando com camada hidrofóbica para manter a água mais longe.
Por fim, agora o editor de vídeos utilizado pela GoPro apenas no celular finalmente chegará ao computador. O Quik poderá utilizar os vídeos baixados no PC ou mesmo utilizar o backup em nuvem, feito por assinatura.

Quando e quanto?
A GoPro Hero 12 Black começa a ser vendida agora, mas apenas em pré-venda e com a entrega prevista para o dia 13 de setembro. No Brasil ela chega custando R$ 3.199.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post GoPro Hero 12 chega ao Brasil dobrando a autonomia de bateria; veja o preço apareceu primeiro em Olhar Digital.